Aeroporto Santos DumontFoi anunciado durante a quinta – feira, dia nove de outubro, o repasse de R$ 58 milhões destinados a melhorias no Aeroporto Santos Dumont, localizado na cidade do Rio de Janeiro.

O anúncio foi feito pelo Ministro da Aviação Civil, Moreira Franco. Ele explicou que as verbas serão destinadas para o aumento do pátio destinado às aeronaves, amento da praça de alimentação do aeroporto e resolução do maior problema do terminal: refrigeração térmica.

Segundo o Ministro, o Aeroporto Santos Dumont precisa apresentar aos seus usuários um ambiente refrigerado de melhor qualidade. Atualmente Moreia Franco avalia que o terminal possui ambientação abaixo da média dos demais aeroportos nacionais.

O Ministro explica que o Aeroporto Santo Dumont possui um projeto antigo e está localizado em uma área considerada patrimônio arquitetônico. Desta forma, o local transforma-se em uma verdadeira estufa durante o verão. Algumas regras referentes ao tombamento do terminal impedem a utilização de alguns materiais.

O Ministro avalia que melhorar a refrigeração será um grande desafio aos profissionais envolvidos devido a todas essas questões.

O projeto para implantação de novos ares – condicionados no aeroporto está previsto para chegar ao fim em até 90 dias. A previsão é de que as obras possam minimizar os efeitos do calor utilizando tecnologia limpa, ou seja, novas fontes de energia estarão sendo testadas no terminal.

Substituição de lâmpadas, geradores de energia mais eficiente e econômica, além da aplicação de películas de proteção solar serão utilizados. Isso provavelmente irá gerar o aumento em até 25% da capacidade de refrigeração do terminal.

O Ministro avaliou ainda, que é preciso “ser perseverante”, pois o aeroporto já recebeu muitos investimentos a fim de melhorar a refrigeração. Segundo dados oficias, já foram aplicados no Aeroporto Santos Dumont cerca de R$ 2,5 milhões, mas nada disso foi suficiente para a resolução do problema.

Quando o assunto são as outras obras envolvendo o aeroporto, o Ministro definiu que a ampliação do pátio para as aeronaves e a ampliação da praça de alimentação deve ser concluída em até oito meses.

Apesar do anúncio das obras, Moreira Franco não especificou se o aumento irá possibilitar mais voos serem operados a partir do terminal.

 Aeroporto Santos Dumont

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam protection by WP Captcha-Free